sexta-feira, agosto 17, 2012

Doce de Leite - panela de pressão

O que eu mais tenho feito nos últimos tempos? Bolo! Então vamos falar de bolo, mais especificamente do  recheio do bolo, recheio de doce de leite feito em casa, simples rápido e limpo!

Deve ter gente achando uma audácia eu querer ensinar a fazer doce de leite na panela de pressão, mas não sei se vocês lembram, eu tinha pavor de panela de pressão e nunca tinha feito doce de leite assim antes. Admito que fiquei maravilhada e agora sempre uso essa receita para os recheios dos meus bolos (quando o cliente pede doce de leite, claro)! A consistência é muito boa e o sabor também, parece um caramelo!







O caso é o seguinte, lave as latas de leite condensado e retire o rótulo de papel (no caso de ter rótulo), ponha as latas  dentro da panela de pressão, caso use mais de uma, envolva as latas com um pano de prato, para que elas não fiquem batendo durante o cozimento (ou cocção). Cubra com água até 1 ou 2 dedos acima das latas. Tampe bem a panela e leve ao fogo alto até começar a chiar. Diminua o fogo, deixe cozinhar por mais 20 minutos. Desligue o fogo e mantenha na pressão por mais 5 minutos! Retire a pressão da panela (sem abrir a panela, PELO AMOR DE DEUS), só depois abra, deixe as latas esfriarem totalmente antes de abrir (nada de pressa)!

Use o doce de leite para rechear bolos, rocombole, comer com queijo, sorvete...

6 comentários:

Dona do Caos disse...

amoooo doce de leite... e justamente estava lembrando do seu pavor de panela de pressão no instante em que li o nome do post ( que bom que a coragem chegou, rs)...
eu, particularmente, só faço feijão na pressão... mas depois de ver esse doce, com essa cara sucesso, preciso experimentar.

:)

Duda Lima disse...

Não pense que esqueci de você, ainda vou postar sobre como montar os bolos!
=)

Dona do Caos disse...

Êbaaa... ansiosa pra mais uma aventura gastronômica. rs

:D

Ramon Prates disse...

Fiquei curioso pra ver como fica, mas aqui em casa nem panela de pressão tem. heheheh

prafalardecomer disse...

Eu já fiz, mas na panela normal mesmo. Leva mais de uma hora, tem que ficar repondo a água, mas dá certo.

Um dia eu tive preguiça de esperar tanto e tirei antes, o resultado foi um leite condensado amarelado, caramelizado e bem mais consistente: de-li-ci-o-so!
Leite condensado não tem jeito de dar errado, né?
hehehehe


bjoooo

Maria Lima disse...

não sei se vc ainda responde ao blog, mas gostaria de saber qts litros eh sua panela de pressão??? a minha eh de 4,5l e acho q só caberia uma ou duas latas e eu posso deixar a lata deitada???
PS.: tb tenho medo de panela de pressão...soh entro na cozinha qd eh p desligar o fogo! kkkkkk

ah, amei seus bolos de pasta americana...meaventuro pouco nisso, prefiro cupcakes de chantily! ;)