terça-feira, novembro 29, 2011

Muffin de Maracujá

Para quem não ganhou o livro de Cupcakes, aqui vai uma das receitas dele!





























Receita muffin:

  • 3 ovos
  • 180g de açúcar
  • 200g de manteiga
  • polpa de 2 maracujás sem caroço
  • 240 ml de água
  • 360g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
Preaqueça o forno a 200 graus!

Bata as claras em neve e reserve! Bata as gemas com o açúcar e a manteiga até virar um creme, em seguida, acrescente a polpa de maracujá! Adicione os ingredientes secos e a água, alternadamente, misturando delicadamente! Por último, incorpore as claras em neve suavemente!

Divida a massa nas forminhas e leve ao forno por  aproximadamente 30 minutos! Rende aproximadamente 15 muffins, mas também pode se feito na versão bolo!

Para decorar usei um Coulis de Maracujá! E o que vem a ser um Coulis? É um molho ou um purê mais líquido, pode ser de frutas ou legumes, em geral é coado, mas nesse caso não precisa! Vamos o tal do Coulis

Receita Coulis de Maracujá:
  • 300g de açúcar
  • 300g de polpa de maracujá com sementes
  • 100 ml de água
Em uma panela, coloque o açúcar e a água e  faça uma calda! Quando a calda estiver em ponto de fio (ao levantar a colher é preciso ficar um fio entre a colher e a calda), acrescente a polpa de maracujá! Deixe ferver, mexendo de vez em quando, até engrossar!

domingo, novembro 27, 2011

Resultado do Sorteio

Depois de uma semana, finalmente chegou o dia do sorteio! Fiz assim, numerei as meninas (de novo só tivemos meninas) por ordem do comentário, fui ao Random.org e sorteei um número de 1 a 15 (só 15 se inscreveram, de mais de 100 seguidores, pouco, né?)!  

Vamos a lista:

  1. Monique Brito
  2. Queila Vasconcelos
  3. Adriana Menezes
  4. Poli Lima
  5. Raiza F.
  6. Fabiana Kubiak
  7. Luiza Westphal
  8. Paola Mercer
  9. Catarine Heiter
  10. Marcia Almeida
  11. Bruna Fernandes
  12. Clarice Bueno
  13. Daniela Paulo
  14. Ticiana Barral
  15. Mari


Cupcake Salgado, tem no livro!

Quem leva o livro de Cupcakes é... 


Márcia Almeida!

Marcia, parabéns, vou te mandar um e-mail para pegar seu endereço e lhe enviar seu livro o mais breve possível! Espero que você faça muitas delícias!

Meninas, valeu pela participação, em breve rola mais sorteio por aqui!


domingo, novembro 20, 2011

Sorteio - O aniversário é meu, mas o presente é seu!

Adoro dar presente e receber também (claro), por isso, quando comprei alguns livros para mim, achei uma boa idéia comprar um para sortear no blog! O escolhido foi um livrinho de cupcake, recheado de bolinhos, recheios e coberturas deliciosas e fáceis de fazer!






































E o que você precisa fazer para participar do sorteio? 
  • Precisa seguir o blog publicamente! E se você não tiver um blog para seguir o meu? Ah, tudo bem, não vou dificultar, pula essa!
  • Deixa seu nome e e-mail nos comentários
  • Mas morar no Brasil é fundamental, se não fica difícil ($$$) mandar o livrinho para outro país, né?
O sorteio sai no dia 27 de novembro (domingo)!

terça-feira, novembro 15, 2011

Curso Bolos Decorados I - Chef Renata Nunes

Salvador é super carente de cursos de culinária/gastronomia de qualidade, principalmente cursos de Confeitaria, em geral as pessoas viajam para outros Estados em busca de cursos e novidades! Por conta disso, quando recebi um e-mail dos cursos da Chef Renata Nunes quase enlouqueci, não pensei duas vezes e me inscrevi no  Curso de Bolos Decorados I (básico)!




























meu primeiro bolinho decorado

O curso é totalmente prático, a gente coloca a mão na massa, no açúcar, no corantes... Uma festa! Renata é uma simpatia, além de disponível, generosa e super didática, dá todos os "pulos do gato", fala onde encontrar os melhores fornecedores de material, tudo de bom!

Preparando o glacê real


Gostei tanto que em breve farei o de Bolos Decorados II e o de Lembrancinhas de Natal (bolachinhas e brownies decorados)! Ah, o valor do curso é super honesto, e ainda tem desconto para quem faz mais de um curso!

Perdi completamente o medo (e preconceito) de trabalhar com pasta americana, pasta elástica e glacê real, até já estou querendo fazer o bolo do batizado de Francisco utilizando as técnicas aprendidas lá! 

Quem quiser ver a programação dá uma passadinha no blog dela!

domingo, novembro 13, 2011

Sorvete de Frutas Vermelhas - E um desabafo!

Aff, hoje começo um post me queixando, estou atolada de "Inferno Astral" até o pescoço, faço aniversário dia 21 (uma segunda-feira, ninguém merece), ADORO comemorar meu aniversário, mas esse ano vai ser diferente! Não dá para comemorar durante o dia porque todo mundo está trabalhando, de noite eu não tenho com quem deixar Francisco, no sábado anterior é aniversário de uma amiga (que vai fazer mega festa), no sábado seguinte é aniversário de outras duas amigas (que também devem comemorar)... Mas você deve estar pensando: "ela está se queixando porque não vai comemorar o aniversário?", antes fosse! 

Essa semana descobri que a babá de Francisco está grávida de 4 meses, ou seja, em breve, muito breve ficarei sem ela para me ajudar! A notícia mexeu completamente com a minha vida, pois retorno ao trabalho em janeiro, a faculdade em fevereiro e vou ter que me virar para arrumar alguém para cuidar dele, e claro que não pode ser qualquer pessoa, precisa ser alguém de confiança!

Tem mais, estou construindo uma casa fazem mais de dois anos, pretendia ter me mudado esse mês, mas não deu! Obra é obra, tem um ritmo próprio, o que me tira do sério! Fora os pepinos e abacaxis de fim de obra, eita povo sem profissionalismo, a parte de acabamento tem é acabado comigo! Enquanto isso o apartamento que eu moro está uma bagunça, parte das coisas foram encaixotadas, outras estão empilhadas no banheiro, estou em constate mudança, mesmo sem ter data certa para me mudar! 

Melhor eu parar por aqui, chega de sofrer, vou me desatolar do inferno astral me afogando em um pote de sorvete, ao menos enquanto durar o estoque de sorvete!





























Então, lembra do sorvete de Doce de Leite? Essa idéia de usar creme de leite fresco como base para sorvete é tudo na vida, é usar a imaginação e correr para o abraço! Dessa vez usei um pote de geléia para dar um gosto azedinho!

Receita:
  • 2 xícaras de creme de leire fresco gelado (400ml)
  • 1/2 lata de leite condensado gelado
  • 250g (um pote) de geléia de frutas vermelhas gelada (pode ser outro sabor de sua preferência)
Bata o creme de leite até virar um chantili firme, acrescente o leite condensado e a geleia, continue batendo! Acondicione em um pote com tampa e leve ao congelador por aproximadamente 6 horas!

Gosto de tirar do congelador uns 5 minutinhos antes de servir!

quinta-feira, novembro 10, 2011

Biscoitinho de Aveia

Esses biscoitinhos vieram de um blog fofíssimo Testado, Provado e Aprovado, lá ele se chama "biscoito digestivo", aqui virou biscoitinho de aveia! Mexi um tiquinho nos ingredientes (acrescentei um pouco de farinha de trigo branca) e  alterei o modo de fazer, pois como o meu processador é pequenino, fiquei com preguiça de processar mais de uma vez! Ah, também preferi deixar a  aveia em flocos, com isso meus biscoitos ficaram cheio de pedacinhos (#adoro)!





























(1/2) Receita:
  • 65g de farinha de trigo integral
  • 65g de farinha de trigo comum
  • 125g de aveia em flocos (se quiser mais delicado pode usar farinha de aveia)
  • 65g de açúcar mascavo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó (tipo Pó Royal)
  • 125g de manteiga gelada
  • 1 colher de sopa de leite
Junte todos os ingredientes, exceto o leite, amasse até formar uma farofa grossa! Acrescente o leite até dar liga, ponha em um saco plástico e leve a geladeira por 30 minutos!
Abra a massa entre 2 sacos plásticos, corte com os cortadores que tiver/quiser, distribua em uma assadeira (não untei, pois o biscoito já tem bastante manteiga) e leve a forno preaquecido (180 graus) por aproximadamente 15 minutos ou até dourar em baixo dos biscoitos!

segunda-feira, novembro 07, 2011

Frango com Orégano e Queijo

Para variar o franguinho de todo dia fui buscar nos livros de receitas da minha mãe algo novo! Me deparei com o "Frango com Orégano e Queijo" o resultado é muito bom, nem parece que é tão fácil e rápido de fazer!


Receita:
  • 4 coxas de frango
  • 4 sobrecoxas de frango
  • 1/2 cebola ralada
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 2 xícaras de vinho branco seco
  • 1 colher de sopa de orégano
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta do reino a gosto
Tempere o frango com o sal e a pimenta do reino, reserve! Em uma panela, doure a cebola e o frango na manteiga, em seguida diminua o fogo, acrescente o vinho e o orégano, deixe cozinhar até o frango ficar macio. Retire o frango e reserve! 

Dilua a farinha de trigo em um pouco de água, acrescente ao molho e leve ao fogo até encorpar, retire do fogo e adicione o creme de leite!

Distribua o frango em um refratário, cubra com o molho, polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno até gratinar!

quinta-feira, novembro 03, 2011

Chutney de Abacaxi

Ontem a aproveitei o feriado e o tempo frio para fazer uma comidinha mais condimentada, ataquei de Curry de Frango, Lentilha e Chutney de Abacaxi! Para o curry de frango usei essa receita do curry de camarão, apenas trocando o camarão pelo peito de frango!

O chutney nada mais é que uma conserva  de frutas ou legumes cheia de condimentos e especiarias! Enquanto o chutney está no fogo a casa fica perfumada, uma delícia! Já na hora de comer, vale apena ficar atento ao sabor e a textura das sementes de coentro, quando elas estouram na boca é algo indescritível!

Ele pode ser acompanhamento para assados ou currys, fica divino com um lombo suino! Pode ser servido em temperatura ambiente!





























Receita:

  • 250ml de vinagre de maçã ou vinagre branco
  • 100g de açúcar cristal
  • 25g de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de grãos de coentro (Vende em Mercados Municipais ou CEASA)
  • 2 cravos da índia
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 1 colher de chá de  gengibre em pó
  • 1 abacaxi  (sem miolo) cortado em cubinhos
  • 1/3 xícara de uvas passas  (brancas ou pretas)
  • grãos de pimenta do reino jamaicana (tem um aroma  especial)
Em uma panela, misture o vinagre +  açúcar + grãos de coentro + pimenta do reino jamaicana +  canela em pau + gengibre em pó + cravo, leve ao fogo até ferver! Adicione o abacaxi e as passas, cozinhe em  fogo brando, em panela destampada, por aproximadamente 45 minutos, deixando o caldo reduzir e o abacaxi ficar bem macio! 

Para conservar use um pote de vidro esterilizado em água fervente (deixe o pote e a tampo por 15 minutos na água), seque com pano limpo ou papel toalha, despeje o chutney ainda quente e tampe!

O daqui de casa não vai durar tanto tempo para ser conservado desse modo, por isso foi direto para a geladeira!