quinta-feira, setembro 29, 2011

Chocolate Belga x Cólicas

O que um excelente chocolate belga tem a ver com cólicas? No meu caso, tudo!


A madrinha de Francisco viajou e de presente me trouxe o delicioso Côte d`Or (um chocolate com mais de 100 anos no mercado)! Na verdade tinha pedido para ela procurar o GODIVA (que nunca comi, nem devo comer tão cedo, pois o preço não ajuda), como ela não achou o tal do GODIVA de cara e quando achou viu que era realmente caro para uma "mochileira", me trouxe o  Côte d`Or, que não decepcionou, a final chocolate é chocolate, ainda mais sendo belga! 

Onde eu estava mesmo? Na relação chocolate x cólica, no caso a cólica foi em Francisco! O pequeno já estava livre dela a aproximadamente uma semana, eu  estava tão feliz que relaxei, quando recebi meus chocolates, nem lembrei que poderia dar cólica nele e foi batata! 

Tinha tanto tempo que não comia chocolate, ainda mais um tão gostoso (ele derrete na boca, tem um sabor especial... Super recomendo) que quase comi uma barra toda sozinha! O problema é que no dia seguinte não deu outra, o pequeno estava aos berros, e eu me sentindo super culpada!

Agora tenho certeza que chocolate dá cólica em Francisco, por isso vou ter que guardar o que sobrou do chocolate para comer  daqui a alguns meses, quando não estiver mais amamentando! Só espero que o marido não coma tudo!

Ah, de quebra, vai uma foto do pequeno (atualmente, sem cólicas)!

Gordinho Rock

segunda-feira, setembro 26, 2011

Brownie do Luis

Em mais uma manhã assistindo Ana Maria Braga tive o prazer de ser apresentada a esse brownie! Quem deu a receita foi  Luis, que vende esse brownie na faculdade dele e é um sucesso! O brownie na verdade não é dele, pelo que entendi, uma amiga deu a receita, ele dividiu com o público do programa de Ana Maria, agora eu divido com vocês, que vai passar adiante... Eu acredito muito nisso, receita é do mundo, principalmente depois que a gente põe na internet!

Um sorvetinho para melhorar!
A receita rende bastante, pode fazer meia tranquilamente, por isso coloquei as medidas em gramas!

Receita:

  • 6 ovos
  • 1/2 kg de açúcar (usei 400g)
  • 420g de farinha de trigo
  • 700g de achocolatado (o velho e bom Nescau®)
  • 300g de manteiga 
Bata na batedeira os ovos + o açúcar + manteiga até virar um creme! Ao creme adicione a farinha de trigo e o chocolate e continue batendo até virar uma massa densa!


Olha a densidade da massa!

Em uma assadeira (40x25 cm) forrada com papel manteiga, ou bem untada, despeje a massa e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos! Retire do forno, deixe esfriar e corte em quadrados de aproximadamente 6 cm!

Aqui em casa foi um sucesso! É tão bom que eu fiz questão de deixar bem longe de mim, a vontade é de comer um pedaço a cada visita que faço a cozinha, mas como rendeu bastante, despachei  uma parte para a casa da minha mãe e outra para a casa da minha sogra (sai para lá tentação)!

sexta-feira, setembro 23, 2011

Muffin de Gengibre e Canela

A primeira receita tirada do meu livro de cupcakes! Esses muffins, quando saem do forno, ficam com uma casquinha crocante em cima (eu adoro comer bolo quente, pronto, falei)! Acredito que essa casquinha é por conta do açúcar impalpável, que além de açúcar tem amido de milho, nesse caso é importante não substituir!



Sou muito olfativa (existe isso?), gosto bastante da junção dessas especiarias, o aroma enquanto a massa está no forno é especial, perfuma toda a casa!

Receita:
  • 150g de açúcar (usei cristal)
  • 40g de açúcar impalpável
  • 110g de manteiga sem sal (sempre uso com sal)
  • 2 ovos
  • 1 colher de café de gengibre em pó
  • 2 colheres de chá de canela
  • 190g de farinha com fermento (uso sem fermento a acrescento o fermento)
  • 1 colher de sopa (rasa) de fermento em pó
Bata o açúcar comum + o açúcar impalpável + a manteiga até formar um creme! Acrescente os ovos, e continue batendo! Adicione a canela e o gengibre! Com a batedeira desligada, incorpore a farinha de trigo e o fermento! Coloque a massa nas forminhas de papel (2/3 da forminha) e leve ao forno, preaquecido a 180 graus, por aproximadamente 15 minutos!

Se possível deixe os bolinhos esfriarem em uma grade, por fim enfeite com uma misturinha de açúcar e canela!


terça-feira, setembro 20, 2011

Pão integral com Alecrim - o melhor de todos os tempos

Acho que já deu para perceber que eu sou doida por pão, ainda mais depois que descobri que fazer seu próprio pão não é nenhum bicho de sete cabeças! Até então nunca tinha me arriscado pelo mundo do pão integral, tinha medo de sair duro e ter que jogar fora. Acabei de perder esse medo!



Essa receita veio do blog Panelinha, o que mais me encantou foi a idéia de não só usar o alecrim só na massa, mas também fazer uma infusão (tipo um chá) com o alecrim na água morna, o que resulta em um sabor mais uniforme e suave por todo o pão! Dessa vez não mudei nadinha da original




Como voltei a fazer dieta, precisava de uma receita de pão integral boa e com poucos ingredientes (diga-se, poucas calorias), essa se encaixou perfeitamente as minhas necessidades!

Receita:
  • 2 ramos de alecrim (+ ou - 2 colheres de sopa)
  • 1 xícara de chá de água morna (não pode ser fervendo se não "mata" o fermento)
  • 2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 10g de fermento seco para pão (um sachê)
  • 3 colheres de azeite de oliva
  • óleo de canola para untar (ou  azeite)
  • 1 colher de chá (rasa) de sal
Faça uma infusão/chá com um dos ramos de alecrim e a água, levando ao fogo até ferver. Retire o alecrim e deixe esfriar um pouco a água antes de usar.

Em uma vasilha grande, misture as farinhas, o fermento e o sal. Acrescente o azeite e a água e incorpore até soltar das mãos (se preciso, use mais água ou farinha aos poucos). 

Em superfície enfarinhada, sove a massa por alguns minutos até a massa ficar lisa e elástica. Faça uma bola, pincele com o óleo ou azeite e deixe descansar coberta com um pano de prato limpo por aproximadamente 1 hora (costumo deixar dentro do forno desligado)!

Após o descanso, leve a massa para uma superfície enfarinhada, abra a massa e salpique o restante do alecrim, sove a massa até que o alecrim seja distribuido uniformemente. Modele o pão em formato ovalado (ou no formato que desejar, o pão é seu), transfira a massa para um assadeira, pincele o óleo/azeite, cubra e deixe descansar por 30 minutos.

Asse em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja dourado. Uma dica excelente do blog é bater no fundo do pão, se fizer barulho tipo como se estivesse batendo em uma porta, tipo som de oco, está bom!

Depois de assado, deixe o pão esfriar sobre uma grade!



quarta-feira, setembro 14, 2011

Scones de Queijo e Pimenta do Reino

Já fazia um tempo que tinha separado essa receita tirada do blog Technicolor Kitchen, mas até então não tive oportunidade de colocá-la em prática! Mas nada com uma grávida com fome em busca de um lanche rápido, essa receita atendeu perfeitamente as minhas necessidades!

Eu já tinha ouvido falar em scones, mas nunca tinha comido! Scone nada mais é que um pãozinho rápido, que usa fermento químico no lugar do fermento biológico, não precisa de descanso (o que é ótimo para um lanche rápido), pode ser doce ou salgado!




Receita:
  • 250g de farinha de trigo 
  • 30g de manteiga sem sal, gelada e em cubos 
  • 1 colher de sopa de fermento em pó 
  • 185ml de leite
  • 1 pitada de sal 
  • pimenta do reino moída na hora a gosto
  • 1 xícara de queijo ralado grosso (eu usei Prima Donna com Parmesão, mas pode ser mussarela, chedar...)
Em uma tigela misture (usando as mãos) a farinha + sal + fermento + pimenta do reino + manteiga até vira uma farofa. Por fim, adicione o leite e misture com uma espátula, se necessário acrescente um pouco mais de farinha para a massa soltar das mãos.



Abra a massa (com rolo) em uma superfície com farinha de trigo, polvilhe o queijos (ou os queijos), enrole como um rocombole e corte em fatias com + ou - 2 cm de espessura. Acomode em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos ou até que dourem! Deixe esfriar em uma grade e se delicie com um bom café, chocolate, suco, refrigerante...

sábado, setembro 10, 2011

Novas Aquisições

Passeando pelo site da Submarino me bati com uma promoção, esses dois livros pelo preço de um, decidi me jogar, digo, comprar! E o frete ainda era grátis!



Não me arrependi, os livros trazem lista de utensilios, explicando a função de cada um, além de diversas receitas de recheios, coberturas, massas... Ah, as fotos são lindas e as apresentações dos cupcakes também! Queria poder fazer um por semana! 

terça-feira, setembro 06, 2011

Creme de Caramelo

Francisco tem me deixado pouco tempo livre nos últimos dias, falta tempo para dormir, acessar a internet, tomar banho, principalmente para cozinhar! A responsável são as cólicas, ele fica choroso, dengoso, pedindo colo, é irresistível! O que tem ajudado a acalmá-lo é um banho quentinho no balde, que está super na moda, mas funciona mesmo!

Mas vou explicar para ele que tenho um blog de culinária e preciso cozinhar para ter conteúdo, que um dia vou vou cozinhar para ele, blá, blá, blá... Quem sabe ele se comove e me dá umas 2 horinhas de folga! 

Ainda falando do pequeno... Como não posso comer chocolate (exatamente para evitar a danada da cólica), esse é o meu doce do momento, ele vem suprido minha necessidade de algo doce! É um brigadeiro diferente, pode ser feito em ponto de enrolar, como creme para recheio de bolo, cupcake ou molinho para se fartar comendo de colher!

bombei na foto, hehe!
Receita:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de glucose de milho (Karo)
  • 1 colher de açúcar mascavo
  • 1 caixinha de creme de leite (caso não vá enrolar)
É esquema brigadeiro, junte tudo menos o creme de leite, leve ao fogo até dar ponto de enrolar. Caso queira fazer o creme para usar de recheio ou comer de colher, tire do fogo ainda molinho, incorpore o creme de leite e pronto!


quinta-feira, setembro 01, 2011

Dá para resistir?

Que criança vai torcer o nariz para um prato desse?







Vou precisar treinar muito, ter bastante criatividade, sem falar em tempo para criar esses pratos para Ftancisco!

Fotos tiradas daqui!