domingo, julho 17, 2011

Cardápio para o Dia a Dia

Com a chegada de Francisco precisei ter uma ajudante diária, eis que um belo dia ela me pede para estabelecer um cardápio semanal para facilitar a vida dele (e dificultar a minha)! Realmente deixar um cardápio pronto vai ajudar bastante na nova dinâmica da casa, mas por outro lado é bem difícil pensar o que vamos comer o mês inteiro! O mês inteiro sim, porque preciso fazer um cardápio para cada semana ou dar opções, caso não tenha algum ingrediente em casa!



Quebrei bastante a cabeça com essa história de cardápio! Comecei pesquisando em alguns sites na internet para ter inspiração:




Em seguida fui pensando em pratos comuns, do dia a dia, tipo bife com batatas, frango ensopado, strogonoff de filé (segundo um professor meu, strogonoff de frango não é strogonoff), panqueca... Pratos que gostamos de comer aqui em casa e que são fáceis de fazer. Acredito que os pratos mais elaborados podem ficar para o fim de semana ou para um jantarzinho especial, pois o que preciso mesmo é de um cardápio simples e fácil de ser executado.

Também precisei pensar que não costumo ter verduras e legumes frescos constantemente, então não posso contar com elas nas preparações, quando eles estiverem disponíveis na geladeira entram no cardápio como substitutos de outros que estejam faltando. Alguns legumes são básicos e menos perecíveis, como batata, cenoura, cebola, abóbora, beterraba... Esses podem estar presentes no cardápio, mas sempre com uma opção de substituição. Não coloquei saladas, pois não sei quando terei alface, rúcula, tomate cereja, salsinha... As saladas serão de improviso total! 

É importante lembrar que apesar de estar em casa nesse período, em breve terei um bebê que deve tomar grande parte do meu tempo, por isso praticidade é a alma do negócio. Antes de Francisco chegar, pretendo ver o que minha ajudante acha do cardápio, saber se ela se sente capaz de executá-lo e se tem alguma sugestão ou substituição (a final não adianta viajar nos pratos e a pessoa não saber colocar seus delírios em prática), se possível fazer cada um dos pratos com ela e tirar possíveis dúvidas!

Fiz um cardápio apenas com sugestões para o almoço, pois de noite costumo lanchar e não jantar, já o marido que não almoça em casa janta o almoço (entendeu?)

Ah! A partir do cardápio elaborado é que farei a lista de compras do super mercado!

Me desejem sorte!

7 comentários:

Shiruvana disse...

Sorte! E bom humor, que é fundamental pra encarar um mercadão! hehe

duda lima disse...

Adoro fazer mercado, mas na atual circunstância o "Mercadão" fica por conta da minha mãe!
bjo

Gourmet e Gourmand disse...

Oi duda! nossa que trabalho heim?! Só me resta te desejar boa sorte mesmo :)

Posso te pedi um favor? Eu fui mudar o visual do blog e por uma pane de minha cabeça, acabei deletando minha última postagem. Já repostei!!

Só que o comentário que você escreveu sumiu também :( Queria saber (se não for mais trabalho para ti), se você poderia passar lá e reinviar um novo comentário?
Nossa isso é de encabular :s

Um abraço

Gourmet e Gourmand disse...

Oi duda! Acabei de apreder a importar o blog... O caso é que não vou mais precisar do favor que te pedir antes, pois recuperei os comentários:) Desculpa o encomodo aí tá?
Outro abraço

duda lima disse...

Já estava indo lá deixar meu comentário novamente!
bjo

Isabela Maia disse...

A vida tá corrida ein duda?A chegada de uma criança trás alegria e um pouquinho de trabalho!
Só pra aivsar que eu AMEI o blog ( em um dia li todas as postagens) e testei a receita dos cookies e postei lá no meu blog!
Parabéns pelo seu blog!É uma deliiiicia!


Beijos,
Bela!
http://qualasuacor.com

duda lima disse...

Oi Isabela,
seja bem vindo a minha cozinha!
Fico feliz que tenha gostado ao ponto de ler todas as postagens!
bjo