terça-feira, fevereiro 15, 2011

Tomate Concassé

Na minha primeira aula prática da faculdade aprendemos a fazer tomate concassé (e que diabos vem a ser um tomate concassé?)! Nada mais é do que um tomate picadinho, sem pele e sem semente, mas que pode ser usado em diversos pratos!



Falando um pouquinho da aula, foi simplesmente incrível, eu parecia uma criança em um parque de diversões, fique atenta a cada estímulo, cada informação era bem vinda. Fiquei tão eufórica que nem sai para fazer o meu lanchinho de grávida, não senti as pernas doerem e também não consegui dormir direito de tão empolgada! Ah, usei as minhas facas alemãs pela primeira vez (é comprei facas profissionais, um luxo)!

Então, vamos voltar ao tomate! 

Receita:
  • 2 tomates grandes e firmes (não muito maduros)
  • 1/4 xícara de azeite de oliva (caso ache muito azeite, pode diminuir a quantidade ou acrescentar aos poucos)
  • 1 colher de sopa de salsinha picada (podendo ser subistituida por outras ervas frescas, na aula fizemos uma mistura de endro com cebolinha e outra de sálvia e alho poró - delícia)
  • sal e pimenta do reino a gosto
Para tirar a pele dos tomates, coloque-os em uma panela com água quente por 20 segundos, em seguida retire os tomates e ponha na água gelada (para parar o cozimento)! Retire as peles! A idéia não é cozinhar os tomates, o importante é retira a pele com facilidade, mas manter a textura do tomate! 

Parta o tomate em 4 e retire as sementes, pique em cubinhos! Esse já é o tomate concassé, mas queremos mais, por isso tempere os tomates com o azeite + sal + salsinha + pimenta do reino!



Cozinhe 200g de macarrão (usei fusilli, mas acho que combina mais com espaguete ou talharim), jogue a massa ainda quente sobre os tomates e misture! 

Para melhorar ainda mais, corte 4 nós de mussarela de búfala sobre a massa!

É uma receitinha light, rápida e deliciosa!

Rende 2 porções

7 comentários:

SILVANA disse...

delícia!!!!

nemavofazia disse...

Agora que vc está na faculdade ninguém vai te segurar! ahahah To adorando!!! bjos

NumFróid disse...

Cara vc é incrível. Criatividade e tempo para fazer um montão de coisas, se eu ainda pudesse crescer (até posso, só para os lados!) eu queria ser assim! rss Disposição para cozinhar, zero (além da minha comida ser horrível ugh!)
beijo

duda lima disse...

Eu estou mesmo me divertindo, mas acaba sobrando pouco tempo para cozinhar em casa e postar no blog!

Mônica Suñer disse...

Sabe, faz tempo que você aparece na lista dos blogs que eu sigo, mas minha "cara" não estava aqui, na lista dos seguidores. Cliquei em seguir novamente!! Bjs

Renatomenegazzi disse...

Duda, bela pasta, mas gostaria que vc experimentasse essa, receita original italiana da região do meu pai (Veneto)...delícia, e se precisar de outras me escreva:
contatomax@gmail.com
Minha experiência na cozinha veio do único e mais justo conceito (GOSTAR DE COMER...rsrsrsrsrsr)
Anote lá e depois e diga o que achou, ok?

acciughe in salsa: (Anchova ao molho)
500 gr de pasta tipi linguinni
150 gr de anchovas
2 dentes de alho amassados
1/2 maço de salsinha
Sal a gosto e pimenta do reino
50 gr de pimentão vermelho
50 gr de pimentão verde
(Cara no final é a bandeira das Itália)
Refogue os temperos e os pimentões um a um dos mais duros para os mais macios e no final acrescente mais azeite junto com as anchova, e basta depois mistura-los á massa...e Finito uma bella pstar tradizionalle
Bacio´s
Renato Menegazzi

Duda Lima disse...

Renato,
que maravilha é essa? Só acho que vou ter um pouco de dificuldade em achar anchovas aqui em Salvador, mas sem dúvida vou experimentar!
=)